terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ESTRESSE...7

Causas do Estresse

Causas Exteriores
O Barulho
O Dr. Pierre Vache afirma: "o ruído é o inimigo número 1 do homem moderno".
Com muita freqüência é responsável por alterações digestivas, náuseas, transtornos sexuais e intelectuais.
A Pressa
A luta contra o relógio.
A sociedade hoje nos obriga a um ritmo quase enlouquecedor, vertiginoso. Mais que viver, hoje se corre. Um acontecimento sucede a outro como se atropelasse, enchendo nossas mentes de experiências que não podemos saborear nem assimilar por falta de tempo.
No dia a dia o desgaste emocional é muito alto. Sentimo-nos fatigados depois de um dia de trabalho e sob a pressão do relógio, esgotamos e sentimo-nos mentalmente intoxicados.
Trabalhar contra o relógio exerce efeitos de veneno para a saúde.
Por esta razão o psiquiatra Jung disse: "A pressa não é do diabo. Ela é o diabo".
A Velocidade
Hoje cultuamos a velocidade. No fundo, a pressa e a velocidade são expressões de uma realidade mais profunda; a agressividade. A falta de tempo para escutar alguém e a rapidez dos encontros, são sinais da nossa agressividade interior. Não encontramos tempo para nós mesmos. Não meditamos mais e, se falar em oração, aí sentimo-nos culpados. (Vivi este ritmo alguns anos atrás quando trabalhava em uma empresa bancária: fui a um enterro às 9h - visitei um cliente às 11h - almocei com outro às 13h e estava visitando outro às 15h e havia uma reunião à tarde para avaliar a qualidade dos empréstimos - neguei esta última).
Causas Interiores
Precisamos olhar para dentro de nós e contarmos com a ajuda do Espírito Santo.
A Preocupação Excessiva com Nossa Auto-Imagem
Que dirão de mim? Que pensarão os outros? Tem pessoas que possuem necessidade constante de agradar aos outros, de que lhe aplaudam. Isso leva a ter dificuldades em dizer não. O estresse campeia largamente neste terreno.
Perfeccionismo
O perfeccionismo compulsório. A pessoa tem a impressão que as coisas podem ser feitas de um modo sempre melhor e sofre tensão por causa disso. Existe diferença entre agradar a Deus e aos outros.
Trabalho como Fuga
Para tais pessoas, o trabalho é uma maneira de calar as vozes interiores que surgem nos momentos de descanso. Para evitar preocupações, ocupam-se demais. Por isso, tem pessoas incomodadas com feriados prolongados ou férias.
Estresse Infantil
A criança passa por adaptações desde que nasce. A saída do útero materno (ausência da mãe), a troca de alimentação do leite para alimentos sólidos, escola, aprendizagem de línguas, esportes. O importante é agir com bom senso e não sobrecarregá-la com muita atividade.
A entrada na escola pode significar um ponto de estresse se as expectativas dos pais forem muito altas. É constatado que nos primeiros 6 meses de escola as crianças sofrem de gripes constantes e problemas de vias respiratórias, devido aos contínuos estados de tensão a que são submetidas. Com o passar do tempo, podem surgir também dificuldades de aprendizagem, enxaquecas, sono agitado com bruxismo. O estresse pode alterar a secreção do hormônio do crescimento.
"Crianças estressadas podem, assim, ter perda de peso e crescer mais lentamente do que o normal" Solange Saboya psicoterapeuta infantil da clínica de medicina holística de São Paulo.
A 2a maior causa de morte entre os adolescentes paulistas é o estresse. A primeira é o trânsito.

0 comentários:

Postar um comentário