terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ESTRESSE...6

3a Fase - Esgotamento

Nesta fase o organismo já tem consumido as forças de reservas e deixa de lutar, entrega-se, aparecem agora verdadeiros colapsos, enfermidades e não sintomas. Enfermidades psicossomáticas.
Em nossos dias considera-se que inclusive alguns tipos de câncer poderiam ter origem em um componente nervoso/emocional. O câncer é um fenômeno multicausal - não há apenas um fator que o provoque, alguns traumas psicológicos poderiam contribuir notavelmente. Este seria o caso de câncer de mama na mulher, que está significativamente associado a certas personalidades depressivas de tipo crônico. São mulheres que tem sofrido muito ao longo da vida, especialmente reações de perda (morte/separação).
A manifestação mais típica do esgotamento é a depressão.
Caracteriza-se não tanto por uma alteração do humor (tristeza/vontade de chorar) como em outras formas de depressão, senão melhor por uma sensação de total incapacidade. A pessoa se sente abatida, incapaz de ler, estudar, sua vontade é de estar só, de não fazer nada. A depressão por esgotamento traduz muito bem a esta perda de reservas do organismo. É um corpo que declara moratória. Tem tido que trabalhar tanto e sem trégua alguma, que agora sua forma de protestar é uma moratória para a vida. (Pastor, cuidado com o excesso de atividade eclesiástica). Um organismo esgotado é muito mais exposto a qualquer enfermidade, inclusive do tipo infeccioso. Isto é um estresse não tratado.

0 comentários:

Postar um comentário