terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ESTRESSE...5

 - AS FASES DO ESTRESSE
a) 1a fase - Alarme
Permite-nos uma identificação precoce do estresse. Esta fase é primordialmente psicológica/emocional.
1.1 - Irritabilidade
A pessoa tem os nervos à flor da pele, reage com sensibilidade extrema. A pessoa se sente impaciente, irascível. Fica introvertida, metida em seu mundo, absorvida em suas preocupações.
1.2 - Alterações no Sono
Dificuldade para conciliar o sono. A pessoa, ao deitar-se, não pode evitar que sua mente esteja ativa e vá repetindo, como se fosse um gravador repetindo as vivências do dia. As vezes vai dormir tarde da noite.
1.3 - Alteração no Conteúdo dos Sonhos
Sonhos com grande intensidade de ansiedade. Chegar atrasado ao serviço, sumiu o sapato ou não encontrou as chaves do carro. Outras vezes é a impossibilidade de alcançar um meio de transporte para chegar a algum lugar. Estes sonhos refletem angústia, pressão e as vezes acordamos com uma sensação desagradável que dura várias horas depois.
O conteúdo dos sonhos é um termômetro para averiguarmos o nosso nível de estresse.
1.4 - Alteração da Memória
Há períodos de esquecimento de datas, nomes, ocasiões, que normalmente lembramos com facilidade.
Quando descansamos 3 ou 4 noites com uma boa qualidade e quantidade de sono percebemos como a memória se recupera. É que esta função psíquica é muito sensível à tensão nervosa. Esquece a leitura da página anterior.
b) 2a Fase - Luta
Se o estresse continua e não conseguimos superar, entramos na 2afase.
Agora os sintomas são físicos.
Taquicardias, dores de estômago, dificuldades respiratórias, zumbidos nos ouvidos, alterações menstruais, insegurança no andar. Estes avisos do corpo nos alertam que o organismo está lutando.
Primeiro são os sinais de alerta, agora de luta. É como se colocasse em uso a parte do depósito que corresponde a reserva. É a luz vermelha que nos informa que nossa capacidade de seguir na mesma situação já é muito limitada.

0 comentários:

Postar um comentário