terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ESTRESSE...2

ENTENDENDO O ESTRESSE
a) Reações às Circunstâncias da Vida
Os estresses são as maneiras como reagimos às circunstâncias da vida. Depende de como entendemos e experienciamos os momentos da vida. Se ficarmos ligados constantemente, como vimos anteriormente, nosso organismo entrará em colapso. Precisamos dimensionar os impactos recebidos durante o nosso viver. O estresse então é a interpretação que damos aos acontecimentos da vida.
Somente os mortos não podem reagir ao mundo que os rodeia ou ao seu mundo interior.
Os acontecimentos da vida são neutros. A maneira como eu os interpreto vai dizer se serão positivos ou negativos.
b) Medindo o Estresse
Os Drs. Thomas Holmes (psiquiatra) e Richard Rahe (psicólogo), elaboraram uma tabela de eventos estressantes na década de 60.
O primeiro teste foi um sucesso: eles aplicaram seu método aos jogadores de um time de futebol e previram, pelo número e tipo de eventos estressantes que cada um dos jogadores sofreu naquele ano, quais estariam mais sujeitos a sofrer as contusões no ano seguinte. Conseguiram um acerto de 100%.
Elaboraram uma tabela que permite qualificar o nível de estresse, estabelecendo um número limite: se uma pessoa alcançar mais de 300 pontos durante o ano, tem grande probabilidade de ficar doente no ano seguinte. Mais seu maior mérito é reconhecer que acontecimentos considerados positivos também são causadores de estresse.

0 comentários:

Postar um comentário