terça-feira, 11 de outubro de 2011

O ESTRESSE...1

Você vem pela rua à noite e de repente um vulto aparece em meio às sombras.
Seu cérebro inicia um processo de reação à tensão existente; um turbilhão de transformações químicas e elétricas é acionado pelo sistema nervoso central e sistema endócrino regulador dos hormônios. Ordens são enviadas aos rins que imediatamente injetam doses cavalares de adrenalina e cortisol, hormônios de poderosa ação estimulante. Essas duas substâncias fazem a energia do corpo se concentrar na ação eminente. Dentro de você um Arnold Schwarznegger, com toda força possível, vai entrar em ação. A pressão sangüínea e os batimentos cardíacos aumentam rapidamente para abastecer os músculos com generosa carga de glicose que o fígado produz. Para se queimar esta glicose é necessário mais oxigênio e a respiração acelera chegando a ser ofegante.
Aí alteram-se as funções orgânicas como a digestão e o sistema imunológico, que ficam mais lentos. Se a sensação foi de medo, mãos e pés ficam frios, pois o sangue vai todo para o centro do organismo. Se a sensação for de raiva, as extremidades esquentam, já que devem partir para a luta. A sensação de fome desaparece. Isso ocorre num tempo de 7 segundos.
Você está ligado para enfrentar uma situação da vida. Ao enfrentar a situação, energia é queimada e o cérebro manda uma ordem para desligar ou desarmar o corpo. Mas nem sempre é possível desarmar o sistema. Muitas vezes é com o seu chefe no escritório, na escola com um professor ou colega e aí entram as regras sociais para dificultar mais. Temos de engolir as raivas, contrariedades e aborrecimentos.
Precisamos responder a 3 perguntas:
a) É possível eliminar o Estresse?
b) Há maneiras de convivermos com o Estresse?
c) Por que Deus permite o Estresse?

0 comentários:

Postar um comentário