Ministrando Santidade através do louvor
Introdução : paralelo entre o Kairós (tempo de Deus) e Chronus (tempo do homem).
Transição : a pressa plantada no homem,em todas as fases da vida,desde o nascimento...ex: fala logo! anda logo!...etc.etc...
I - DEUS NÃO É O DEUS DA PRESSA
A- No salmo 68.4 o termo Deus jah(isso mesmo,original hebraico com h) tem sido mal interpretado,vejamos: Jah ou Yah (hebraico יָהּ) é uma forma poética abreviada do Tetragrama YHVH (יהוה), o nome atribuído a Deus. Esta forma abreviada é representada pela primeira metade do tetragrama, isto é, as letras yohdh (י) e he’ (ה), respectivamente a décima e a quinta letra do alfabeto hebraico. Nas Escrituras Hebraicas, Jah ocorre 50 vezes, 26 vezes sozinho, e 24 vezes na expressão “Aleluia” ou “Hallelujah”, a qual é literalmente uma ordem: “Louvai a Jah” , ou "Louvem! Adorem! (הַלְּלוּ) Deus (יָהּ)";. Portanto,a definição aqui nunca foi de tempo cronológico(tempo do homem).
B- Deus fez tudo dizendo (haja e houve),quando criou o homem,parou,desceu do céu,molhou o pó,desenhou,moldou,soprou,olhou e viu q era bom.mostrando q na vida do homem nada seria feito com pressa.
II - JOSÉ,DO SONHO AO TRONO - 13 anos
Para José, o nosso Deus determinou um tempo de exaltação, mas antes que esse tempo chegasse, eis que veio o tempo das humilhações.
José passou por caminhos que nenhum de nós desejaria passar! Foi vendido, desprezado, caluniado, lançado numa prisão e esquecido! Deus disse que seria grande,mais não estabeleceu o tempo.nunca o abandonou(e Deus era com ele),mais nunca estabeleceu tempo.José teve paciência e venceu.No tempo de Deus.
III - CALEBE,DA PROMESSA A CONQUISTA - 45 anos
Quando calebe viu a terra chamada Hebrom ao espiar a terra prometida,amou aquele lugar e começou a sonhar,e a partir dali isso está premanentemente em sua mente.
ao voltar,anima o povo e recebe de Moisés a promessa,e da promessa ao cumprimento,são 40anos de deserto,mais 5 de batalhas na terra prometida,com um agravante,(hebrom ainda não havia sido conquistada).Paciência e vitória no tempo de Deus.
IV - JAIRO,SUA FILHA E O TEMPO DE DEUS - Mc 5.22...
Jairo busca socorro para sua filha em Jesus,se prostra,explica a situação da filha,convida o Mestre para ir a sua casa,e fica feliz com a resposta.(Jesus está indo à casa de jairo).
no meio do trajeto,Jesus pára de repente!!! a mulher do fluxo de sangue entra na história de jairo e na concepção do seu desespero - a filha está à morte - ,faz com que Jesus demore!!!
a notícia da demora chega rápido (trocadilho),a filha está morta.
Jesus então lhe diz: não temas crê somente!!!
Aqui Jesus joga toda a responsabilidade de decisão para Jairo,diz uma frase e volta a sua atenção para a mulher que lhe tocou com fé.provando-o a esperar com paciência,e fazendo-o entender que quando Jesus é convidado a operar um milagre,não faz diferença o tempo,pois quando Ele chegar,se ela estiver dormindo,ou morta,será a mesma coisa.e foi assim a sua história.Paciência e vitória.
V - DAVI - DA UNÇÃO AO TRONO - 13 ANOS APROX.
Davi foi ungido Rei de Israel,mais depois do almoço e da unção voltou para o pasto cuidar das ovelhas,e quantas coisas passou até poder escrever o salmo 40?
sim, Davi pôde dizer (amim valeu a pena esperar com paciência),argumentar...
seu grande segredo então foi,paciência,mesmo quando podia matar Saul,não se atreveu,preferiu esperar,e esperando venceu no tempo de Deus.
CONCLUSÃO: mostrar a todos com convicção que vale a pena esperar,usando personagens que não coloquei aqui,renovar a fé,a esperança e a confiança.
a partir de hoje começarei a postar aqui alguns sermões que tenho ministrado ao longo de mais de 25 anos ministrando a palavra, para que sirvam de ferramentas para todos os apaixonados pelo ministério da pregação,se for útil,deixe comentários...